segunda-feira, 31 de maio de 2010

A nova faculdade e alguns infames...

Pois bem, adoro ver e sentir essa vibração que o novo e os novos trazem tão gentilmente e gratuitamente para alimentar a minha alma. De modo que não me sinto confortável quando pressinto que alguma coisa está desajustada ao clima. Sei como é fácil se encantar por ideias e como as ideias ruins podem ser bem disfarçadas e promovidas imprudentemente.
Nessa nova faculdade que frequento, diga-se de passagem OPOSTAMENTE PROPORCIONAL em visões ideológicas àquela que eu cursei anteriormente, existe um senhor que leciona a matéria "História do Direito e das Instituições Jurídicas". Antes de mais nada, quero dizer que fucei o lattes do indivíduo e me assusta, claro, cada vez que isso acontece: um CV impecável, artigos e pesquisas sem fim, participação em muitas bancas etc. Esse fulano não faz muita questão de se mostrar sociável, mas isso me parece tão comum na graduação de Direito, que ando me “acostumando” à rispidez e à arrogância. Então, o cara desde nunca se mostrou muito bacana em sua postura de professor, mestre, educador... até aí, cada um com seus problemas, certo? Errado. Quando essa postura deselegante ultrapassa o próprio ego e ameaça a integridade do livre pensamento dos novos, ativo olhos e orelhas e pele para o perigo.
Amigos, NÃO acreditem em tudo o que dizem os velhos sabichões de CVs impecáveis! Não acreditem que fulaninho médico teve uma ideia genial ao determinar o “criminoso nato” por suas características físicas! Não apostem que algum tipo de determinismo possa solucionar questões, ou justificar algum tipo de (in)justiça. Pesquisem os fatos, desenvolvam o pensamento crítico antes de absorver as informações, leiam incansavelmente Foucault, Nietzsche, Boudelaire, Benjamin e cia. E se apeguem ao que disse um tal de Lacan, que estudou bastante a bilolice alheia: “Para a babaquice não existe cura.”


Um comentário:

Anônimo disse...

Impecável é o seu texto!!!
Mas acho que você foi suave e delicado ao descrever o tal Fulano dessa escola aí!
Se fosse eu já descia a lenha.
sugestão: grava uma aula dele e coloca o link aí pra gente!
Ajuda o povo!!!
Fotografa os dentes da víbora pra gente!!!!

Ass: euquenãosouvocê